0

O Segredo de Lady Gaga

Falar dessa mocinha que mexeu com as estruturas da indústria musical americana hoje em dia já é algo mais que batido. Todo mundo já se rendeu ao "Eu amo a Lady Gaga!" ou ao "Eu odeio a Lady Gaga!". Esse tipo de comportamento é um bom indicador do sucesso de um artista.


A primeira vez que ouvi falar de LG, foi com a seguinte citação: "Eu não vou ser mais uma dessas cantoras que tocam nas rádios e ninguém mais lembra com o passar do anos." Bom, diante desta declaração e sabendo que tratava-se de mais uma cantora do estilo Pop, pensei na mesma hora: "tá na cara que não vai passar de uma Miley Cirus, Demi Lovatto, Ashley Tisdale, Ashley Simpson, e todas essas Ashleys da vida que "cantam" pelo mundo afora, atraindo umas fãs pré-adolescentes, sem perspectiva nenhuma do que é a boa música", poluindo seus ouvidos e entulhando lixo musical em seus iPods. Achei realmente que ela seria mais uma daquelas que tocam suas musiquinhas xaropes nas rádios que fazem a gente trocar de estação correndo.

Mas toda a estrutura montada por trás da figura Lady Gaga era muuuito maior do que eu já estava acostumada a julgar. Demorou para eu aceitá-la em meu Media Player e na minha televisão quando passam seus clipes. LG usou de recursos que unem o apelo visual, a atitude, a boa batida das músicas, boas parcerias e é claro um MARKETING fortíssimo por trás.

Mesmo assim ainda não estava convencida de que valeria a pena colocar mais uma febre americana nos meus ouvidos. Enquanto isso, meu irmão que é apenas 2 anos mais novo do que eu, já estava ouvindo suas músicas enquanto estava no msn. E sendo assim, mesmo que eu não quisesse, graças a essas pessoas, com menos senso crítico musical, eu passei a ter curiosidade em entendê-la.

A verdade é que, beeem diferente dessas coisinhas que andam tocando por aí, LG apelou para uma receita velha para rápida ascensão: o bizarro!

É claro que muito antes dela utilizar dessa manobra, Madonna já tinha sacado há mto tempo que, o que horroriza, o que impressiona, faz sucesso! E eu, como uma boa fã de Madonna é claro, discordo veementemente de quem ousa dizer que Lady Gaga é melhor que a Rainha do Pop, aí já é demais.

Mas voltando a louca que usa um chapeú que cobre o rosto todo e a faz parecer um pinheiro de Natal, devo dizer que eu também me rendi. Não pelo fato de seus clipes serem, engraçados, bizarros, trágicos, loucos, agressivos ou pela personalidade de Lady Gaga, mas... A verdade é que LG tornou-se uma máquina de hits, ninguém resiste a Just Dance, Poker Face, Love Game, Bad Romance, Papparazzi, (nesse momento verifico meu Media Player pra ver se não to esquecendo de outras músicas), Monster, Telephone (com Beyoncé) Silly Boy (com Rihanna). Ufa! Isso tudo só no primeiro CD? Ou primeiro ano, não sei pq não tenho o CD dela. Enfim, ter uma sequência de sucessos assim logo no início é para poucos, apesar de é claro outros (poucos) artistas já terem repetido o feito, não me lembro de ninguém fora os Beatles que tenha explodido e invadido as nossas mentes com tanta intensidade como essa mulher.

Até mesmo talentos consagrados da nova geração como Beyoncé- com sua voz e belo corpo- correram logo para fazer uma parceria com ela e anexar sua imagem a dela. Mas mesmo Beyoncé, outra cantora que gosto muito, não me fez vibrar tanto com sua carreira solo. Gostava muito dela nas Destiny's Child, no entanto, uma música ou outra. Gosto muito dela no seu momento solo, porém seu primeiro CD Crazy in Love não foi tãão bom quanto o de LG. Na verdade só agora Beyoncé explodiu mundialmente com "Single Ladies".

E para finalizar gostaria de frisar que não considero LG uma boa indicação para músicas de altíssima qualidade e distinção, isso eu deixo para o meu Jamiroquai, meu Milton Nascimento, minha Bossa Nova, meu Frank Sinatra. Mas a indico para aqueles que recebem a música de todas as maneiras, e que reservam um espacinho no seu HD para músicas divertidas e contagiantes que fazem vc lembrar de boas nights, bons momentos ou até mesmo aquela conversa de msn.

0 comentários:

Postar um comentário

Back to Top